COMO SER UMA MULHER IRRESISTÍVEL

COMO SER UMA MULHER IRRESISTÍVEL

Baixe gratuitamente esse ebook para descobrir como ser muito mais atraente e conquistar quem você quiser!

Não enviamos spam. Seu e-mail está 100% seguro!

Como se livrar da dependência emocional

Como se livrar da dependência emocional

Saiba o que pode causar, como identificar e como se livrar da dependência emocional dentro de uma relação.

Em uma relação, a dependência emocional afeta tanto quem é dependente quanto o parceiro que precisa lidar com as demandas e possessividades da outra pessoa. Veja como se livrar da dependência emocional e viver um relacionamento saudável e duradouro seguindo esses simples passos.

Relações que apresentam algum grau de dependência emocional costumam não ser equilibradas e terem sempre conflitos. O dependente emocional sente um vazio ou uma falta constante, e acaba buscando preencher essa falta em suas relações.

Você deve ter vivenciado isso na pele ou conhecer amigos próximos que passaram por isso, e sabemos que não dá certo tornar o outro o centro do nosso mundo, pois disso se dão relações de dependência ou até abusiva.

[Seja uma mestra da atração e da conquista! Já imaginou finalmente ganhar o coração da pessoa que você gosta? Então não perca tempo e comece agora, clicando aqui ou na imagem abaixo!]

Felizmente, hoje em dia se fala muito sobre o assunto e com mais informações mais pessoas conseguem identificar com mais clareza se tem características de dependência emocional em si ou se estão se relacionando com alguém que é dependente. 

Mesmo assim, quando estamos vivendo uma relação de dependência ou somos dependentes é difícil de notarmos sozinhos e aceitar, por isso todo apoio é muito importante. A seguir veremos o que é a dependência emocional, quais são suas principais causas e como se livrar dela, desenvolvendo relacionamentos mais equilibrados e saudáveis no futuro.

Mas afinal, o que é a dependência emocional?

A dependência emocional é um apego excessivo a outra pessoa, seu companheiro, amigos ou algum familiar. Ela fica mais clara quando acontecem em relações amorosas, pelo grau de envolvimento e sentimentos que o casal vive.

Porém, terapeutas demonstram que as causas que tornam uma pessoa dependente emocional ou não, vem do seu passado, de como aquela pessoa viveu suas primeiras relações emocionais e como aprendeu a amar.

Segundo a Associação de Saúde Mental da América, essa condição emocional e comportamental faz com que a pessoa tenha suas capacidades emocionais e comportamentais afetadas, o que acaba interferindo em seus relacionamentos que não são saudáveis nem satisfatórios.

Saber identificar se você se encaixa nas características da dependência emocional ou se está se relacionando com alguém assim, é o primeiro passo para saber como lidar com ela para que os impactos não sejam tão graves.

[Aprenda a arte da automaquiagem e brilhe sempre! Basta clicar na imagem para aprender!]

Características de pessoas dependentes emocionais

Uma estratégia que pode ajudar a identificar a dependência emocional, é se atentar a algumas características frequentes. A seguir separamos uma lista com características que podem aparecer de forma mais evidente ou menos para quem sofre com a dependência emocional.

  • A dificuldade de dizer não e discordar das outras pessoas por medo de ser rejeitada;
  • Não fazer ou não gostar de fazer coisas sozinhas;
  • Tomar decisões sozinhas é uma tarefa difícil;
  • Costumam se colocar em segundo plano para manter a outra pessoa por perto;
  • Não tem motivação para fazer suas próprias coisas se não estiver acompanhada;
  • Exigem, muitas vezes atenção exclusiva;
  • Sentem falta de interesse em outras amizades e relacionamentos;
  • Apresentam muita insegurança quando estam se relacionando;
  • Costumam ser possessivas e controladoras com o parceiro ou parceira;
  • Está constantemente precisando da aprovação dos outros;
  • Quando conquistam algo, sempre dividem o mérito com outras pessoas, por terem dificuldade de reconhecer suas próprias vitórias.

Você se reconheceu ou reconheceu alguém que tenha essas características? Não é fácil encarar que estamos com um problema emocional, mas saiba que ele tem solução e você já deu o primeiro passo para encontrar a saída, que é identificar que você precisa de ajuda. Estar consciente é fundamental para a aceitação e para a mudança.

[Reacenda a chama em seu casamento e faça seu cônjuge se apaixonar por você novamente! Clique na imagem para saber como]

Quais as principais causas da dependência emocional?

Como visto, lidar com a dependência emocional é complexo e por isso mesmo o melhor caminho é buscar por uma ajuda profissional e contar com uma rede de apoio. Já que dificilmente um dependente emocional poderá sair dessa situação apenas com ele mesmo.

As pistas que a psicologia nos dá é que as raízes da dependência estão em como foram nossos primeiros relacionamentos amorosos e familiares, ou seja, como aprendemos a amar e sermos amados.

Por trás dos comportamentos e emoções do dependente emocional estão alguns fatores como: necessidade de se sentir amado, reconhecido e valorizado. Provavelmente, são faltas que podem ter vindo da infância em que o pai ou a mãe não supriram as necessidades emocionais da criança.

Em outros casos, a falta de confiança e segurança também é um fator que contribui para a dependência emocional, já que a pessoa não consegue ver nela mesma como é interessante ou ficar satisfeita com sua aparência. E acaba precisando sempre da aprovação dos outros, seja do namorado, amigos ou familiares.

Quando nos relacionamos com outras pessoas, essas características ressurgem, e acabamos reproduzindo o que vivemos na infância em nossas relações. Para criar relações mais saudáveis, cada pessoa deve buscar entender-se melhor, sem buscar no outro uma salvação ou completar algo que falta em si.

A dependência emocional pode afetar a relação?

[Você está procurando liberar sua deusa interior? Clique na imagem abaixo e aprenda a ser uma mulher sensual e sedutora!]

Em um casal onde algum deles é dependente emocional, a relação corre o risco de ser nociva, caso ambos não entendem a dimensão do que está ocorrendo. Quando estamos imersos em um relacionamento onde há dependência não conseguimos, no primeiro momento, distingui-la do amor.

Isso porque, em relacionamentos de dependência emocional não existe um equilíbrio de troca, os comportamentos citados acima fazem com que o casal não consiga viver uma relação leve e prazerosa. Já que o que parceiro pode oferecer nunca é o suficiente para o que o dependente emocional pede e acredita necessitar.

Aparecem casos em que a pessoa não se sente suficientemente boa para estar em um namoro, ou sente ciúmes e possessividade além do saudável. Isso, pode muito bem ser confundido com carinho e amor, mas na verdade são sinais para que fiquemos atentos.

Um relacionamento saudável entre amigos ou namorados requer confiança e compreensão dos limites um dos outros. Você consegue perceber as diferenças entre uma relação equilibrada, que existe troca e respeito entre as pessoas, e outras em que a balança não está regulada.

[Como se maquiar corretamente: eleve sua autoestima conhecendo os segredos da automaquiagem]

Como se livrar da dependência emocional

Questões emocionais fazem parte da vida de todos nós, mas em alguns momentos precisamos ser escutados, procurar ajuda e aprender a nos oferecer autocuidado, já que a única pessoa responsável por nossa saúde mental somos nós mesmos.

Quem suspeita que pode ser dependente emocional ou está vivendo uma relação assim, muitas vezes não consegue ver no primeiro momento. O primeiro passo é a autopercepção: esses comportamentos são comuns na minha vida? Eles estão sempre se repetindo na relação atual ou em outras?

Depois da autopercepção que pode vir seguida da aceitação que você precisa tratar aquela questão emocional, você pode conversar com pessoas mais próximas e de confiança. E a palavra e assistência de um terapeuta especialista é indispensável nesses casos.

É possível encontrar diversas literaturas sobre assuntos como amor próprio e autoconhecimento, como esse blog, permitindo que você entre em contato com o que está sentindo e parta em busca de conhecimento para se desenvolver e ter relações amorosas mais saudáveis e menos dependentes.

Ao aprendermos sobre amor próprio, assim como fala Shonda Rhimes, escritora e roteirista consagrada, florescemos para o amor em todas as relações, transbordando confiança, compromisso, responsabilidade e cuidado.

[Pronta para mergulhar no romance? Clique na imagem abaixo e saiba como encontrar sua alma gêmea!]

“Cuidar de mim como se eu fosse um objeto precioso irá me tornar mais forte.” –  Julia Cameron

É possível sim quebrar com ciclos viciosos, e o primeiro passo é começar olhando e transformando a si mesma. Assim, relações amorosas e amizades mais leves e prazerosas poderão fazer parte da sua vida. Nós acreditamos em um novo Conceito do Amor, por isso continue acompanhando nosso conteúdo e aprendendo cada vez mais sobre você e relações duradouras.

[Leia também: Como lidar com a solidão após um término]


0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Solicitar exportação de dados

Use este formulário para solicitar uma cópia de seus dados neste site.

Solicitar a remoção de dados

Use este formulário para solicitar a remoção de seus dados neste site.

Solicitar retificação de dados

Use este formulário para solicitar a retificação de seus dados neste site. Aqui você pode corrigir ou atualizar seus dados, por exemplo.

Solicitar cancelamento de inscrição

Use este formulário para solicitar a cancelamento da inscrição do seu e-mail em nossas listas de e-mail.